O Segredo da Felicidade

O Segredo da Felicidade: As duas gotinhas de óleo

Um rei em seu leito de morte pediu que seu filho seu filho viajasse até a montanha mais alta de seu reino e fosse encontrar com o Sábio dos Sábios para aprender o Segredo da Felicidade antes que ele morresse. O principe montou uma caravana e andou durante muitos dias pelo deserto, enfrentando o calor extremo, os animais rastejantes e tempestades de areia até que conseguiu chegar ao belo castelo no alto de uma montanha onde vivia o Sábio que o rapaz buscava.

Ao invés de encontrar um homem santo, porém, o nosso rapaz entrou numa sala e viu uma intensa atividade; mercadores entravam e saíam, pessoas conversavam pelos cantos, uma pequena orquestra tocava melodias, e havia uma farta mesa com os mais deliciosos quitutes daquela região do mundo.

O Sábio conversava com todos, e o rapaz teve que esperar por várias horas até chegar sua vez de ser atendido.

O Sábio ouviu atentamente o motivo da visita do rapaz, mas disse-lhe que naquele momento não tinha tempo para explicar-lhe o Segredo da Felicidade. Sugeriu que o rapaz desse um passeio por seu palácio, e voltasse dali a duas horas.

- Entretanto, quero lhe pedir um favor, completou o Sábio, entregando ao rapaz uma colher de chá, onde pingou duas gotas de óleo. Enquanto você estiver caminhando, carregue esta colher sem deixar que o óleo seja derramado.

O rapaz começou a subir e descer as escadarias do palácio, mantendo sempre seus olhos fixos na colher. Ao final de duas horas, retornou à presença do Sábio.

- Então - perguntou-lhe o Sábio. Você viu as tapeçarias da Pérsia que estão na minha sala de jantar? Notou as joias encrustradas pelos pisos? Viu o jardim que o mestre dos jardineiros demorou dez anos para criar? Reparou nos belos pergaminhos de minha biblioteca?

O rapaz, envergonhado, confessou que não havia visto nada. Sua única preocupação era de não derramar as gotas de óleo que o Sábio lhe havia confiado.

- Pois então volte e conheça as maravilhas do meu mundo, disse o Sábio. Você não pode confiar num homem se não conhece sua casa.

Já mais tranqüilo, o rapaz pegou a colher e voltou a passear pelo palácio, desta vez reparando em todas as obras de arte que pendiam do teto e das paredes. Viu os jardins, as montanhas ao redor, a delicadeza das flores, o requinte com que cada obra de arte estava colocada em seu lugar.

De volta à presença do Sábio, contou em detalhes tudo o que havia visto.

- Mas onde estão as duas gotas de óleo que lhe confiei? - perguntou o Sábio.

Olhando para a colher, o rapaz percebeu que as havia derramado.

- Pois este é o único conselho que tenho para lhe dar, disse o mais Sábio dos homens: O segredo da felicidade está em olhar todas as maravilhas do mundo e aproveitar todas as coisas, sem jamais derramar as duas gotinhas de óleo que eu lhe confiei.